sexta-feira, abril 20, 2007

Pergunta I

Quando é que todas as caixas Multibanco estarão equipadas com um megafone que diga:
"Por favor não fique aí eternamente a olhar para a porcaria do talão quando pode ver o montante miserável que tem noutro sítio qualquer "?

quarta-feira, abril 18, 2007

História de Portugal - 1º teste

No meio das minhas lembranças escolares encontrei o primeiríssimo teste que fiz cá em Portugal. Estava no 10º ano, 15 anos acabadinha de chegar de França, a disciplina era história.
Nota: de salientar que mal falava português e não sabia nada mas mesmo nada da História de Portugal. O teste está todo riscado à vermelho mas vou transcrevê-lo tal como o escrevi.

Pelo que percebi, a 1ª pergunta era sobre a formação de Portugal. A minha resposta:
“Portugal começou a aparacer na Batalhe de S.Mamede que oponhava D.Teresa e o seu filho D.Afonso Henrique. Com efeito, D.Teresa com mais dos seus partidários atacaram no campo advérsio de S.Mamede D.Afonso Henrique e os seus guerreiros. Mas Afonso Henrique sai vencedor desta guerra; e foi dai que Portugal começou a ser mais independante como quisera D.Afonso Henrique = isto marca já um grande passo para a frente. Portugal seria mesmo independante se D.Afonso VII (seu primo) e o Papa não se oponhava a sua ambição (de ser rei e de tornar Portugal independante). Houve batalhas entre os dois primos mas por fim em 1143 no tratado de Zamora D.Afonso VII reconhece D.Afonso Henrique como rei mas o Papa só lhe reconhece Duque “Dux Portucalensis”. Muitas tentativas foram então pausas em causa para convencer o Papa. Mas só em 1179, o Papa reconhece, enfim, D.Afonso Henrique como rei de Portugal. Portugal, então, se torna independante. Foram essas as causas da formação du Portugal.”

Outra pergunta que depreendo determinar quais foram os povos mais importantes:
“Os povos Muçulmanos foram os mais importantes como os Romanos porque introduziram a cultura = plantas novas, meteram o vocabulo Árabe na lingua Portuguesa e os seus numeros, expalharam em toda a parte a sua religião, fizèram diversos embarcações e construções de casas e diversos utensilios.”
A pergunta seguinte refere-se às Cruzadas:
“As cruzadas vièram a peninsula combater com os português e combater os infieis na Palestina porque era terra santa... Por fim em 1279, as fronteiras foram définidas no tratado de Alcánices.”
Última pergunta diz respeito à tese Lusitana:
“Segundo esta tèse tradicional, Portugal seria um acrescentamento da história da Lusitana. Os português são descendantes destes Lusitanos, montanheses rudes e brutos commandados por Viriato.
Alexandre Herculano oponhou-se claramente sobre isto dizendo que não há nada entre o território Português e a Lusitana. Portugal não vêm da civilização Portuguesa. A Lusitania em nada tem relação com Portugal porque não há a identificação das raças, não há identificações dos limites territorias e a lingua é não é a mesma. E por isso ele conclue que Portugal vêm da révolução e da conquista..”

Perceberam alguma coisa? Eu também não! Mas não está assim mau de todo, não fiz muitos erros ortográficos! A professora não me deu nota porque não percebeu nada  mas na altura achei injusto pois merecia... numa escala de 0 à 20, um 10... pelo esforço! :)



Afinal ainda existe pior do que eu (era), sefachavor:

terça-feira, abril 03, 2007

Pensamento

Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.

(Isaac Newton)